Pular para o conteúdo principal

✫ Dois eventos de Realidade Virtual que você não pode perder ✫

Talvez você ainda não esteja familiarizado ou não tenha experimentado, mas com certeza já viu ou já ouviu falar dos óculos de realidade virtual (RV ou VR - virtual reality).
Apesar de estarem se tornando mais populares agora, os simuladores RV (de realidade virtual) foram citados, pela primeira vez, na década de 80 por Jaron Lanier, consistindo em diferenciar simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado (leia mais em http://bit.ly/2tUomSB).
As simulações, em si, não seriam novidade, havendo projetos desde a década de 50 que procuravam simular ambientes reais no treinamento da aeronáutica estadunidense, por exemplo, mas o nível de imersão propiciado pelos atuais dispositivos de RV (Rift, HTC Vive, Playstation VR etc) estão muito além do que era possível alcançar no passado.
Dentro disso, diversos profissionais da área de desenvolvimento e tecnologia estão atentando, no Brasil, para essa tendência, que pode servir tanto ao entretenimento quanto ao treinamento de diversas funções / simulação de situações no mercado de trabalho. Em data próxima, teremos um hackathon de RV (maratona de desenvolvimento voltado para realidade virtual e aumentada) nos dias 28, 29 e 30 de julho, com inscrição gratuita até dia 14 de julho (INSCREVA-SE AQUI) e webinários gratuitos semanais entre 3 e 31 de julho (ACESSO aos WEBINÁRIOS AQUI). Para ler mais sobre este evento, acesse esta reportagem no itportal.
Além disso, no dia 16 de setembro deste ano teremos o HYPER Virtual Reality Festival 2017, o primeiro festival brasileiro com foco nas tecnologias de Realidade Virtual que acontecerá na EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas, na Vila Madalena, em São Paulo, das 10h às 20h.
Fabio Hofnik é o organizador do HYPER festival e, embora a autora Amanda Reznor não tenha conseguido entrevistá-lo durante o Big Festival, entrou em contato para conseguir divulgar esse evento tão esperado, cujos ingressos podem ser adquiridos a partir de R$33,00 com antecedência no Evenbrite.
O festival propiciará, é claro, experiências em RV (filmes, documentários, animações, jogos e experiências diversas em 360 graus e realidade virtual), palestras e workhops com expositores, empresas e experts sobre o assunto. Confira maiores informações e outras atrações desse evento no site da HYPER VR Festival 2017 (aliás, que site bonito!).
Destaques do festival HYPER Virtual Reality Festival 2017:
*Plataforma VR Within, com a exibição da série original The Possible;
*Filme de ficção científica I, Phillip da produtora francesa Okio Studio, dirigido por Pierre Zandrowicz;
*Documentário Step to the Line, do brasileiro Ricardo Laganaro, parte do projeto VR for Good da Oculus/Facebook
*Curta metragem de fantasia Sergeant James, de Alexandre Perez;
*Animações premiadas da iniciativa Google Spotlight Stories;
*Conteúdos da Floreal Films, Baobab Studios, Future Lighthouse e Penrose Studios (todos esses filmes em 360/Realidade ou Virtual/Imersivos).

Postagens mais visitadas deste blog

✰ Baralho Cigano ✰

* Resumo dos Significados das 36 Cartas do Baralho Cigano * Aspectos Positivos / Negativos / Neutros     O Baralho Cigano clássico foi elaborado por Madame Lenormand, uma francesa do século XVIII. Ela chegou a fazer previsões ao próprio Napoleão Bonaparte e à sua esposa Josephine de Beauharnais.   Não se deve, contudo, confundir o tarô cigano com o tarô tradicional - enquanto que o tradicional conta com 78 lâminas (sendo 22 arcanos superiores e 56 cartas menores), o cigano tem apenas 36 e, embora possa ser utilizado o mesmo método de jogo para os dois tipos de baralho, eles têm algumas diferenças fundamentais. Primeiro, o baralho cigano, por ser reduzido, traz uma resposta menos detalhada da situação, formando um panorama mais generalizado; já o tarot tradicional, além de mais complexo em número de informações, tem também as nuances dos arcanos maiores, que combinam de forma variada com os menores para criar diferentes aspectos, o que gera um número de c...

✩ BATE-PAPO SOBRE GAMIFICAÇÃO ✩

Gamificação: O que é, quem pode usar, quando não funciona Fique por dentro desse bate-papo sobre Gamificação Na quinta-feira passada, dia 07/06/2018, a Prof.ª Amanda B M Reznor (Amanda Britto) concedeu uma entrevista para a FIAP - Faculdade de Tecnologia de São Paulo , que servirá como aula sobre Gamificação para os estudantes da instituição. Usando o espaço com decoração de games da Casa Geek (espaço da Rádio Geek ), foram duas horas de produção falando sobre diversos aspectos da gamificação , desde o surgimento até as suas aplicações atuais e futuras. Prévia da entrevista concedida pelos professores Amanda Britto, Henrique Poyatos e por Fernando Luz, desenvolvedor e empreendedor: Confira, a seguir, a transcrição completa dessa entrevista! E se fosse possível melhorar o raciocínio lógico, analítico, visual e espacial, a coordenação motora, a memória, a capacidade de planejamento, e as habilidades de sociabilidade e integração, se divertindo? O se...

De Blockchain a NFTs e Down Below - o mais novo jogo BR P2E

Depois do sucesso de  Axie Infinity , uma série de jogos baseados em NFT, tecnologia blockchain e no gênero P2E ( play-to-earn ) começou a ser desenvolvida, e o  Down Below  é uma das grandes promessas do nosso mercado BR. Quer ficar por dentro dessa tendência? Então mergulhe a fundo nos parágrafos a seguir! Com a explosão do Bitcoin em 2020, criptoativos e outros recursos derivados das tecnologias blockchain estão sendo cada vez mais incluídos e utilizados nos meios digitais. O anúncio do Facebook de que em breve se tornará um metaverso é uma combinação explosiva diante da possibilidade de uso das NFTs - e você talvez tenha ouvido falar de algumas obras de arte em NFT sendo vendidas por muitos dígitos. Mas como exatamente funcionam essas propriedades digitais, o investimento nesses ativos e em jogos play-to-earn (P2E), e como você pode fazer parte disso? Para melhor compreender esse universo, vamos começar pela tecnologia blockchain e os diferentes formatos de ativ...