Talvez você ainda não esteja familiarizado ou não tenha experimentado, mas com certeza já viu ou já ouviu falar dos óculos de realidade virtual (RV ou VR - virtual reality).
Apesar de estarem se tornando mais populares agora, os simuladores RV (de realidade virtual) foram citados, pela primeira vez, na década de 80 por Jaron Lanier, consistindo em diferenciar simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado (leia mais em http://bit.ly/2tUomSB).
As simulações, em si, não seriam novidade, havendo projetos desde a década de 50 que procuravam simular ambientes reais no treinamento da aeronáutica estadunidense, por exemplo, mas o nível de imersão propiciado pelos atuais dispositivos de RV (Rift, HTC Vive, Playstation VR etc) estão muito além do que era possível alcançar no passado.


Fabio Hofnik é o organizador do HYPER festival e, embora a autora Amanda Reznor não tenha conseguido entrevistá-lo durante o Big Festival, entrou em contato para conseguir divulgar esse evento tão esperado, cujos ingressos podem ser adquiridos a partir de R$33,00 com antecedência no Evenbrite.
O festival propiciará, é claro, experiências em RV (filmes, documentários, animações, jogos e experiências diversas em 360 graus e realidade virtual), palestras e workhops com expositores, empresas e experts sobre o assunto. Confira maiores informações e outras atrações desse evento no site da HYPER VR Festival 2017 (aliás, que site bonito!).
Destaques do festival HYPER Virtual Reality Festival 2017:
*Plataforma VR Within, com a exibição da série original The Possible;
*Filme de ficção científica I, Phillip da produtora francesa Okio Studio, dirigido por Pierre Zandrowicz;
*Documentário Step to the Line, do brasileiro Ricardo Laganaro, parte do projeto VR for Good da Oculus/Facebook
*Curta metragem de fantasia Sergeant James, de Alexandre Perez;
*Animações premiadas da iniciativa Google Spotlight Stories;
*Conteúdos da Floreal Films, Baobab Studios, Future Lighthouse e Penrose Studios (todos esses filmes em 360/Realidade ou Virtual/Imersivos).